Instituto Totum

A Certificação de Agentes de Crédito - Modalidade Microcrédito Produtivo Orientado objetiva normatizar e qualificar a atuação dos profissionais que trabalham na linha de frente dos Correspondentes no País. Os Agentes de Microcrédito são aqueles que, contratados pelas Instituições Financeiras, representam importante elo da inclusão bancária, principalmente para pessoas de baixa renda e microempreendedores. Os Correspondentes surgiram para atender à demanda do mercado, que precisava de um canal operacional apropriado para modernizar e racionalizar sua estrutura de atendimento, ao mesmo tempo atendendo aos requisitos legais.

Os Agentes de Crédito na Modalidade Microcrédito Produtivo Orientado aumentam a capilaridade do sistema bancário, facilitando processo de concessão de crédito para pessoas de baixa renda e microempreendedores, dentre outras atribuições.

As Resoluções CMN 3954/3959 de 2011 e 4294/2013, dentre outras definições, estabeleceram as atribuições dos agentes de crédito e a necessidade de Certificação da equipe que trabalha no Correspondente. Já a Lei 11.110 de 25/04/2005, aliada à Resolução 4.000 de 25/08/2011 do Banco Central, estabelecem os critérios, objetivos e operação do Microcrédito.

O Instituto Totum, entidade certificadora com reconhecida aptidão técnica e com experiência no processo de certificação de promotores de correspondente (já certificou mais de 50.000 promotores em parceria com ANEPS e mais de 20.000 correspondentes na Modalidade Transacional) de forma pioneira lançou um modelo de certificação específico para agentes de microcrédito.

A Certificação de Agentes de Crédito – Modalidade Microcrédito Produtivo Orientado é restrita à atuação das pessoas físicas que atuam sob vínculo de Agente de Crédito da operação de atividades de microcrédito.

Caso a pessoa física que atua no microcrédito também atue na função de promotor de correspondente (chamado “agente de crédito”), como por exemplo, mas não se limitando a coleta de dados e encaminhamento de propostas de crédito para análise, venda de financiamento, crédito direto ao consumidor (CDC), arrendamento mercantil, crédito consignado, crédito pessoal, crédito imobiliário, crédito com garantia de imóvel, refinanciamento, entre outras, deverá buscar outras entidades Certificadoras ou Certificações específicas para seu escopo de atuação. Para esses casos, serão exigidas duas Certificações distintas: microcrédito e agente/promotor de crédito.