Instituto Totum

O Correspondente no País, na Modalidade Microcrédito Produtivo Orientado, possui suas atribuições definidas no escopo das Resoluções CMN 3954 e 3959 de 2011 e 4294/2013, assim como na Lei 11.110 de 25/04/2005, aliada à Resolução 4.000 de 25/08/2011 do Banco Central.

Correspondentes no País que atuam na modalidade microcrédito são aqueles que atuam diretamente junto ao tomador, facilitando o processo de concessão de crédito para pessoas de baixa renda e microempreendedores.

Não estão incluídas nessa Certificação atividades típicas de promotores de Correspondentes em atividades negociais, como por exemplo, mas não se limitando a coleta de dados e encaminhamento de propostas de crédito para análise, venda de financiamento, crédito direto ao consumidor (CDC), arrendamento mercantil, crédito consignado, crédito pessoal, crédito imobiliário, crédito com garantia de imóvel, refinanciamento, entre outras. Pessoas físicas que desejam a Certificação como promotor de Correspondente devem buscar outras entidades Certificadoras ou Certificações específicas para seu escopo de atuação.

Existem outros modelos de Certificação disponíveis no mercado que abrangem os profissionais que atuam nas atividades aqui listadas, como por exemplo: Certificação Completa, Crédito Consignado, Veículos e CDC, Crédito Imobiliário e Certificação Transacional.